quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Um alivio...

Nina estava  a olhar para o céu, em um choro contido e esperando uma solução, mas não vem, não tem esperança.
Então ela começa a entrar em um frenético devaneio, observa a luz que um dia tanto sonhou, lágrimas escorrem de seu rosto lamuriento, ela enxerga um anjo.
Ele diz que ela não deveria temer e seguir apesar de todas aflições e conflitos, que ela deveria ser forte e enfrentar todos seus problemas.
Com esta mensagem ela pode enfim repousar e ter fé em um futuro melhor.
Anos depois Nina observa sua mãe em um caixão frio e pessoas desconhecidas a chorar.Mas por dentro ela exulta, porque finalmente o sofrimento que sua mãe passava acabava-se e ela poderia finalmente descansar de todas as provas e batalhas que o mundo lhe oferecera: a dor física.



quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Pombos-correios

 Mesmo parecendo algo tão mistico e medieval,eles realmente existiram.
Eles eram utilizados para enviar mensagens,os bilhetes eram amarrados aos pés ou à barriga por uma fita, e o mais interessante era que funcionava.
 Em 1288 por exemplo 1900 pombos-correios foram "contratados" pelo serviço postal regular do Cairo,capital do Egito.E, na Idade Média, eles eram tão fundamentais,que sua criação era privilégio dos senhores feudais e dos membros da  Igreja.Em meados de 1844 um investidor financeiro enviou mensagens informando a perda da batalha de Waterloo com uma rede de pombos-correio.
Achei este texto no livro "Como fazíamos sem..." de Bárbara Soalheiro,tem coisas muito interessantes neste livro, com ele é  possível conhecer como as civilizações antigas viviam sem certas coisas consideradas normais

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Memória de Um Sargento de Milicias

Este livro é massa!
Aparentemente julgamos ser aqueles romances monótonos e chatos, mas este, além de ser romântico possui um humor inacreditável. 
Manuel de Almeida, apesar de ter apenas 20 anos quando o escreveu, dominava a técnica de prender o leitor através de páginas intrigantes e até de suspense, que não nos deixa largar o livro tão cedo.(eu comia com o livro!).
E recomendo não só porque é do vestibular ou um clássico,mas porque nos faz enxergar a realidade de um mundo injusto em que o pobre Leonardo viveu (quando vocês lerem saberão do que estou falando).
Tem uma edição do Mamede Mustafa Jarouche, que explica o estilo, a época e o jornal que foi escrito pela primeira vez, da para compreender melhor o enredo.
O livro é 10! 

terça-feira, 19 de julho de 2011

O desperdicio da Vida

Certa vez vi uma torneira com problema, ela pingava sem parar.
O desgosto maior para mim, não foi ver que a pessoa responsavel pela pia ou tanque teria prejuízos,não,foi uma causa muito maior que me deixou triste:quanta àgua indo embora sem necessidade.
Este caso é o mais simples, tantas pessoas que desperdiçam consciente, que fazem propositadamente descaso desta vida:A àgua é tudo.
Nosso organismo é composto de 90% de água, mas isto não basta para nos convencermos de sua importância.Muitas pessoas, principalmente do continente africano,sofrem por sua falta, mas este argumento de nada vale.
Será que não existe nada que faça nós nos arrependermos de tanto desperdício?Será que há alguma coisa que desperte esta nação?A natureza ja esta cansada.Existirá sim um dia o arrependimento, mas quando as nações se atacarem desesperadas para conseguir o líquido precioso,uma gota apenas irá a leilão,literalmente.
Nada disto é alienação, é a verdade, eu não vou querer sobreviver a isto, e você vai?Não ja estaremos mortos, mas infelizmente nossa descêndencia irá.
Não vou colocar aqui coisas do tipo: Economize agua!Porque todos estamos cansados de saber disto, acontece que não haverá solução, será inevitável a falta da nossa preciosa amiga e tudo por conta da burrice dos humanos


terça-feira, 12 de julho de 2011

A Poesia do canto

Do pecar e do vazio humano 
Surge então um canto
Canto este que ecoa pelos vales sombrios 
Que flui como um rio
Que invade o negrume  da escuridão
Que toca a alma, que enche o coração.

Canto  que traz esperança 
Que brilha como um sorriso de criança
Traz luz
Faz a diferença dentre tantas emoções
Que toca a alma, que enche os corações

Canto evocado de tantos interiores aflitos
Rasga o profundo, sangra o íntimo
Lava a alma, mas os que ouvem não atendem
Fingem-se surdos, cegos e paralíticos

Então morre-se o canto
Perdeu sua força, perdeu sua voz
Foi morrer junto a uma foz 
Triste, faminto, sem nós

É guardado 
Na gaveta do desgosto
No palco solitário 
Esperando a resureição
Esperando alguém que escute sua canção.
                                                                


quarta-feira, 29 de junho de 2011

Férias

Para muitos é apenas 15 dias e para outros é o maximo,mas  o importante é chegar nesta época.
Confesso que dá até uma certa preguiça nas ultimas semanas, ficamos desanimados e deixamos de fazer lições, mas é a essencia do anseio por descanço.Neste ano as minhas começarão no dia 7, mas quem vai até este dia?NINGUÉM.
O que mais me alegra é que vou poder fazer outras coisas a não ser lições, provas,trabalhos e seminários.Poderei ler meus livros, curtir meus sons, comer bastante e principalmente dormir muiiiiiiitoooo!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Substâncias Quimicas

   Didaticamente falando,  substância é um material que apresenta aspecto uniforme e propiedades constantes.
  Água, álcool etilico, açucar, ferro, chumbo, são exemplos de substâncias.Qualquer amostra de água é sempre transparente, inodora e incolor.
  Amostras de álcool etílico são sempre incolores, combustíveis e apresentam odor característico. Isso acontece também com as outras substâncias relacionadas: suas caracteristicas são sempre as mesmas.
  Para indentificar uma subtância devemos observar suas propiedades características que algumas são: temperatura de fusão, temperatura de ebulição, a densidade e a solubilidade.


Bibliografia
 Quimica, volume único/ Olimpio Salgado Nóbrega, Eduardo Roberto da Silva , Ruth Hashimoto da Silva
Pag 45 e 47